AT-504
O AT-504 é um avião agrícola e de treinamento que se constitui em uma excelente plataforma para instrução de aviação agrícola. A cabine lado-a-lado permite que pilotos experientes treinem pilotos que estejam iniciando na operação com turboélice de maneira efetiva. Ambos instrutor e aluno têm controles de vôo completos, a mesma visibilidade e perspectiva do vôo. Equipado com a turbina Pratt & Whitney PT6-34AG, o AT-504 tem velocidades de trabalho iguais as do AT-502, a carga paga é de 475 galões (1.798l). Pilotos novatos na operação de turboélice sentem a uma performance similar quando mudam do AT-504 para o AT-502 ou outros turboélices de tamanho similar. O AT-504 tem um excelente desempenho, é divertido de voar e, como o restante da linha Air Tractor pode ser uma maquina de fazer dinheiro.
Motor: | P&W PT6A-34AG | Peso Vazio com Equipamento de Pulverização: | 4,860 lbs. (2 204 kg)) | Envergadura: | 52 ft. (15,84 m)) |
Motor S.H.P.: | 750 @ 2,200 RPM | Carga Útil: | 4,740 lbs. (2 150 kg) | Área de Asa: | 312 sq. ft. (29,01 m2) |
Hélice: | Hartzell HC-B3TN-3D/T10282NS+4 | Capacidade do Hopper : | 485 U.S. gal. (1 836 L) | Dimensões da roda principal: | 29.00 x 11 |
Peso da Decolagem: | 9,600 lbs. (4 354 kg) | Capacidade de Combustível: | 216 U.S. gal. (818 L) | Dimensões da roda de cauda: | 5.00 x 5 |
Peso do Pouso: | 8,000 lbs. (3 629 kg) |
Velocidade de Cruzeiro: | 221 mph (356 kph) | Velocidade de Aplicação Aeroagrícola: | 120-125 mph (193-201 kph) | Alcance em cruzeiro econômico a 8000 pés(2438m): | 800 mi (1 287 km) |
Velocidade de estol com flapes recolhidos: | 91 mph (146 kph) at 16,000 lbs (7 257 kg) | Velocidade de estol na configuração para pouso: | 69 mph (111 kph) | ||
Razão de subida: | 850 fpm (259 mpm) at 16,000 lbs (7 257 kg)) | Distância de decolagem: | 2,000 ft (610 m) at 16,000 lbs (7 257 kg) |
Qual o consumo de combustível das aeronaves? AT-402B (-15AG) 170 – 190 lts/hora AT-502B (-34AG) 190 – 220 lts/hora AT-602 (-60AG) 265 - 285 lts/hora AT-802 (-65AG) 280 – 320 lts/hora |
Qual o TBO recomendado das turbinas? PT6A-15AG (AT-402B): 3.000 horas PT6A-34AG (AT-502B/AT-504): 4.000 horas PT6A-60/65/67AG (AT-602/AT-802):3.000 horas |
Qual o consumo de óleo do motor? Consumo normal de 1 litro a cada 25 – 30 horas de vôo. Não existe necessidade de troca de óleo nas revisões. Recomenda-se trocar o óleo a cada 1.000 horas ou anualmente caso aeronave voe pouco. |
Com qualquer descuido durante a partida vou “queimar” a turbina? Não. O procedimento de partida é muito simples e seguro. É preciso um grande descuido e/ou vários outros fatores para “queimar” a turbina durante a partida; Acesse o vídeo da partida da PT6A em http://www.youtube.com/watch?v=QydkE_ZSMU0 | Se eu cortar o motor preciso esperar um determinado tempo para dar partida novamente? Não. Apenas a próxima partida vai ser mais quente. A limitação de partidas consecutivas é do Starter, para fins de resfriamento. |
Preciso ter sempre uma fonte externa para dar partida? Não. As baterias da aeronave podem ser utilizadas para dar partida sempre. A utilização da fonte externa é recomendada para aumentar a vida útil das baterias e como redundância. |
Cada vez que der partida na turbina preciso voar pelo menos 5 horas de vôo? Não. Exemplo: Aeronaves comerciais. |
Se eu der mais de uma partida por dia na turbina vou “estourar” os ciclos da turbina? Não. Apenas alguns componentes da turbina são controlados por ciclos, sendo a vida útil dos mesmos controlada em termos de CICLOS COMPLETOS. Os componentes controlados da PT6A-15AG, por exemplo, tem vida útil de 16.000 a 25.000 ciclos. Desta forma, mesmo voando apenas uma hora por partida não será excedido o número de ciclos. |