AT-402B
Quando projetada a série AT-402, o objetivo era construir um avião com grande capacidade de trabalho, motor a turbina e preço acessível. Inicialmente projetou-se uma estrutura pequena e eficiente, reduziu-se as pressões no manche e no leme de forma que os controles ficassem mais leves e com boa resposta, diminuindo a fadiga do piloto. Foi especificado um motor a turbina excepcionalmente silencioso e confiável, o PT6A, para obter razões de subida mais rápidas e velocidade de cruzeiro maior. Foram projetadas asas de grande envergadura e corda pequena, com pontas tipo Hoerner, para aumentar sua eficiência e diminuir o arrasto. Quando tudo isso foi colocado junto, conseguiu-se além de um equipamento de alta eficiência, uma aeronave agrícola que os pilotos adoram voar, mesmo ao final de um longo dia. Para ser sua primeira aeronave à turbina, ou complementar a sua frota, O AT-402B é uma excelente opção.
Motor: | P&W PT6A-15AG | Peso Vazio com Equipamento de Pulverização: | 4,020 k lbs (1 823 g) | Envergadura: | 51 ft (15,54 m) |
Motor S.H.P.: | 680 @ 2200 RPM | Carga Útil: | 5,150 lbs (2 336 kg) | Área de Asa: | 306 sq ft (28,45 m2) |
Hélice: | Hartzell HC-B3TN-3D/T10282N+4 | Capacidade do Hopper : | 400 US gal (1 514 L) | Dimensões da roda principal: | 29.00 x 11 |
Peso da Decolagem: | 9,170 lbs (4 159 kg) | Capacidade de Combustível: | 170 US gal (644 L) | Dimensões da roda de cauda: | 5.00 x 5 |
Peso do Pouso: | 7,000 lbs (3 175 kg) |
Velocidade de Cruzeiro: | 162 mph (261 kph) at 8,000 ft (2 438 kph) | Velocidade de Aplicação Aeroagrícola: | 120-140 mph (193-225 kph) | Alcance em cruzeiro econômico a 8000 pés(2438m): | 660 mi (1 062 km) |
Velocidade de estol com flapes recolhidos: | 77 mph (124 kph) at 7,000 lbs (3 175 kg) | Velocidade de estol na configuração para pouso: | 53 mph (85 kph) | ||
Razão de subida: | 800 fpm (244 mpm) at 8,600 lbs (3 901 kg) | Distância de decolagem: | 975 ft (297 m) at 8,600 lbs (3 901 kg) |
Qual o consumo de combustível das aeronaves? AT-402B (-15AG) 170 – 190 lts/hora AT-502B (-34AG) 190 – 220 lts/hora AT-602 (-60AG) 265 - 285 lts/hora AT-802 (-65AG) 280 – 320 lts/hora |
Qual o TBO recomendado das turbinas? PT6A-15AG (AT-402B): 3.000 horas PT6A-34AG (AT-502B/AT-504): 4.000 horas PT6A-60/65/67AG (AT-602/AT-802):3.000 horas |
Qual o consumo de óleo do motor? Consumo normal de 1 litro a cada 25 – 30 horas de vôo. Não existe necessidade de troca de óleo nas revisões. Recomenda-se trocar o óleo a cada 1.000 horas ou anualmente caso aeronave voe pouco. |
Com qualquer descuido durante a partida vou “queimar” a turbina? Não. O procedimento de partida é muito simples e seguro. É preciso um grande descuido e/ou vários outros fatores para “queimar” a turbina durante a partida; Acesse o vídeo da partida da PT6A em http://www.youtube.com/watch?v=QydkE_ZSMU0 |
Se eu cortar o motor preciso esperar um determinado tempo para dar partida novamente? Não. Apenas a próxima partida vai ser mais quente. A limitação de partidas consecutivas é do Starter, para fins de resfriamento. |
Preciso ter sempre uma fonte externa para dar partida? Não. As baterias da aeronave podem ser utilizadas para dar partida sempre. A utilização da fonte externa é recomendada para aumentar a vida útil das baterias e como redundância. |
Cada vez que der partida na turbina preciso voar pelo menos 5 horas de vôo? Não. Exemplo: Aeronaves comerciais. |
Se eu der mais de uma partida por dia na turbina vou “estourar” os ciclos da turbina? Não. Apenas alguns componentes da turbina são controlados por ciclos, sendo a vida útil dos mesmos controlada em termos de CICLOS COMPLETOS. Os componentes controlados da PT6A-15AG, por exemplo, tem vida útil de 16.000 a 25.000 ciclos. Desta forma, mesmo voando apenas uma hora por partida não será excedido o número de ciclos. |