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AT-802A

Ao longo dos anos, muitos operadores têm dito que acreditam que o AT-820A é o melhor avião agrícola já construído. Com carga útil de 9.495Ibs (4.307kg), o AT-802A oferece mais capacidade de trabalho que qualquer outra aeronave do mercado. Sua força, velocidade e carga útil, combinadas com o grande conjunto de opções da Air Tractor, abrem um novo leque de oportunidades para os operadores. Um hopper de 800 galões (3.028 litros) e velocidades de cruzeiro de até 191 mph (307 km/h) ajudam operadores a chegar ao local de pulverização mais rapidamente, e completar o trabalho com apenas uma carga. Utilizado tanto para fertilizar florestas, como para pulverizar quilômetros quadrados de lavouras ou espalhar dispersantes em derramamentos de óleo, sua grande capacidade de trabalho permite realizar grandes serviços em apenas um dia.

Motor: P&W PT6A-65AG Peso Vazio com Equipamento de Pulverização: 6,505 lbs. (2 951 kg) Envergadura: 59.2 ft. (18,04 m)
Motor S.H.P.: 1,295 @ 1,700 RPM Carga Útil: 9,495 lbs. (4 307 kg) Área de Asa: 401 sq. ft. (37,29 m2)
Hélice: Hartzell HC-B5MP-3F/M11276NS Capacidade do Hopper : 800 U.S. gal. (3 028 L) Dimensões da roda principal: 32.0 in.
Peso da Decolagem: 16,000 lbs. (7 257 kg) Capacidade de Combustível: 254 U.S. gal. (961 L) Dimensões da roda de cauda: 6.25 x 6
Peso do Pouso: 16,000 lbs. (7 257 kg)        
Velocidade de Cruzeiro: 191 mph (307 kph) Velocidade de Aplicação Aeroagrícola: 130-160 mph (1209-257 kph) Alcance em cruzeiro econômico a 8000 pés(2438m): 610 mi (982 km)
Velocidade de estol com flapes recolhidos: 107 mph (172 kph) at 16000 lbs (7 257 kg) Velocidade de estol na configuração para pouso: 63 mph (101 kph)
Razão de subida: 780 fpm (237 mpm) at 16000 lbs (7 257 kg) Distância de decolagem: 2000 ft (610 m) at 16000 lbs (7 257 kg)
Qual o consumo de combustível das aeronaves?

AT-402B (-15AG) 170 – 190 lts/hora
AT-502B (-34AG) 190 – 220 lts/hora
AT-602 (-60AG) 265 - 285 lts/hora
AT-802 (-65AG) 280 – 320 lts/hora
Qual o TBO recomendado das turbinas?

PT6A-15AG (AT-402B): 3.000 horas
PT6A-34AG (AT-502B/AT-504): 4.000 horas
PT6A-60/65/67AG (AT-602/AT-802):3.000 horas
Qual o consumo de óleo do motor?

Consumo normal de 1 litro a cada 25 – 30 horas de vôo. Não existe necessidade de troca de óleo nas revisões. Recomenda-se trocar o óleo a cada 1.000 horas ou anualmente caso aeronave voe pouco.
É preciso fazer lavagem de compressor frequentemente?

Não. A frequência de lavagem de compressor depende das condições de operação e da qualidade do sistema de filtragem. Recomenda-se lavagem frequente apenas para aeronaves operando sob efeito de “maresia” (no litoral);
Com qualquer descuido durante a partida vou “queimar” a turbina?

Não. O procedimento de partida é muito simples e seguro. É preciso um grande descuido e/ou vários outros fatores para “queimar” a turbina durante a partida; Acesse o vídeo da partida da PT6A em http://www.youtube.com/watch?v=QydkE_ZSMU0
Se eu cortar o motor preciso esperar um determinado tempo para dar partida novamente?

Não. Apenas a próxima partida vai ser mais quente. A limitação de partidas consecutivas é do Starter, para fins de resfriamento.
Preciso ter sempre uma fonte externa para dar partida?

Não. As baterias da aeronave podem ser utilizadas para dar partida sempre. A utilização da fonte externa é recomendada para aumentar a vida útil das baterias e como redundância.
Cada vez que der partida na turbina preciso voar pelo menos 5 horas de vôo?

Não. Exemplo: Aeronaves comerciais.
Se eu der mais de uma partida por dia na turbina vou “estourar” os ciclos da turbina?

Não. Apenas alguns componentes da turbina são controlados por ciclos, sendo a vida útil dos mesmos controlada em termos de CICLOS COMPLETOS. Os componentes controlados da PT6A-15AG, por exemplo, tem vida útil de 16.000 a 25.000 ciclos. Desta forma, mesmo voando apenas uma hora por partida não será excedido o número de ciclos.