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AT-602

Devido a sua grande envergadura, alta velocidade de translado e grande capacidade de carga, o AT-602 permite aos operadores fazer mais em menos tempo. Com um hopper de 630 galões (2.385 litros), envergadura de 56 ft. (17,06 metros) e um peso máximo certificado de 12.500 I bs (5.670 kg) o AT-602 é uma excelente opção para quem necessita de mais rendimento e performance. De sua turbina Pratt & Whitney PT6A¬60AG, ao reforçado trem de pouso, tudo nesta aeronave é projetado visando confiabilidade e durabil idade. Apesar de sua robustez, o AT-602 possui comandos leves e eficientes. Sua cabine espaçosa e funcional, aliada a uma turbina silenciosa, trazem mais conforto para o piloto, diminuindo o desgaste dos longos dias de trabalho.

Motor: P&W PT6A-60AG Peso Vazio com Equipamento de Pulverização: 5,600 lbs. (2 540 kg) Envergadura: 56 ft. (17,06 m)
Motor S.H.P.: 1,050 @ 1,700 RPM Carga Útil: 6,900 lbs. (3 130 kg) Área de Asa: 336 sq. ft. (31,24 m2)
Hélice: Hartzell HC-B5MP-3C/M10876ANS Capacidade do Hopper : 630 U.S. gal. (2 385 L) Dimensões da roda principal: 29.00 x 11
Peso da Decolagem: 12,000 lbs. (5 443 kg) Capacidade de Combustível: 216 U.S. gal. (817 L) Dimensões da roda de cauda: 6.25 x 6
Peso do Pouso: 12,000 lbs. (5 443 kg)        
Velocidade de Cruzeiro: 182 mph (293 kph) at 8,000 ft. Velocidade de Aplicação Aeroagrícola: 145 mph (233 kph) Alcance em cruzeiro econômico a 8000 pés(2438m): 660 mi (996 km)
Velocidade de estol com flapes recolhidos: 99 mph (159 kph) at 12,500 lbs (5 670 kg) Velocidade de estol na configuração para pouso: 60 mph (97 kph)
Razão de subida: 650 fpm (198 mpm) at 12,500 lbs (5 670 kg) Distância de decolagem: 1830 ft (558 m) at 12,500 lbs (5 9670 kg)
Qual o consumo de combustível das aeronaves?

AT-402B (-15AG) 170 – 190 lts/hora
AT-502B (-34AG) 190 – 220 lts/hora
AT-602 (-60AG) 265 - 285 lts/hora
AT-802 (-65AG) 280 – 320 lts/hora
Qual o TBO recomendado das turbinas?

PT6A-15AG (AT-402B): 3.000 horas
PT6A-34AG (AT-502B/AT-504): 4.000 horas
PT6A-60/65/67AG (AT-602/AT-802):3.000 horas
Qual o consumo de óleo do motor?

Consumo normal de 1 litro a cada 25 – 30 horas de vôo. Não existe necessidade de troca de óleo nas revisões. Recomenda-se trocar o óleo a cada 1.000 horas ou anualmente caso aeronave voe pouco.
É preciso fazer lavagem de compressor frequentemente?

Não. A frequência de lavagem de compressor depende das condições de operação e da qualidade do sistema de filtragem. Recomenda-se lavagem frequente apenas para aeronaves operando sob efeito de “maresia” (no litoral);
Com qualquer descuido durante a partida vou “queimar” a turbina?

Não. O procedimento de partida é muito simples e seguro. É preciso um grande descuido e/ou vários outros fatores para “queimar” a turbina durante a partida; Acesse o vídeo da partida da PT6A em http://www.youtube.com/watch?v=QydkE_ZSMU0
Se eu cortar o motor preciso esperar um determinado tempo para dar partida novamente?

Não. Apenas a próxima partida vai ser mais quente. A limitação de partidas consecutivas é do Starter, para fins de resfriamento.
Preciso ter sempre uma fonte externa para dar partida?

Não. As baterias da aeronave podem ser utilizadas para dar partida sempre. A utilização da fonte externa é recomendada para aumentar a vida útil das baterias e como redundância.
Cada vez que der partida na turbina preciso voar pelo menos 5 horas de vôo?

Não. Exemplo: Aeronaves comerciais.
Se eu der mais de uma partida por dia na turbina vou “estourar” os ciclos da turbina?

Não. Apenas alguns componentes da turbina são controlados por ciclos, sendo a vida útil dos mesmos controlada em termos de CICLOS COMPLETOS. Os componentes controlados da PT6A-15AG, por exemplo, tem vida útil de 16.000 a 25.000 ciclos. Desta forma, mesmo voando apenas uma hora por partida não será excedido o número de ciclos.