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AT-502B

A série AT-502 tem sido a escolha ideal de operadores em todo o mundo para tornar suas operações mais eficientes, produtivas e lucrativas. Com uma capacidade de carga de 500 galões (1,893 litros), o número de decolagens e pousos é reduzido. O potente motor à turbina Pratt & Whitney tem o tipo de desempenho eficiente que os operadores esperam da Air Tractor. A grande envergadura das asas, 52 ft. (15,84 metros) com pontas tipo Hoerner melhoram as características de desempenho, permitindo faixas de deposição maiores, aumentando o rendimento operacional e a rentabilidade das operações. Devido ao conjunto de vantagens que oferece, o AT-502 tem se mostrado confiável e versátil, tornando-se um dos aviões agrícolas mais populares, rentáveis e utilizados na indústria nos dias de hoje.

Motor: P&W PT6A-34AG Peso Vazio com Equipamento de Pulverização: 4,860 lbs. (2 204 kg Envergadura: 52 ft. (15,84 m)
Motor S.H.P.: 750 @ 2200 RPM Carga Útil: 5,403 lbs. (2 450 kg) Área de Asa: 312 sq. ft. (29,01 m2)
Hélice: Hartzell HC-B3TN-3D/T10282NS+4 Capacidade do Hopper : 500 U.S. gal. (1 893 L) Dimensões da roda principal: 29.00 x 11
Peso da Decolagem: 9,400 lbs. (4 263 kg) Capacidade de Combustível: 170 US gal (644 L) Dimensões da roda de cauda: 5.00 x 5
Peso do Pouso: 8,000 lbs. (3 628 kg)        
Velocidade de Cruzeiro: 140 mph (225 kph) at 8,000 ft (2 438 kph) Velocidade de Aplicação Aeroagrícola: 120-140 mph (193-225 kph) Alcance em cruzeiro econômico a 8000 pés(2438m): 660 mi (998 km)
Velocidade de estol com flapes recolhidos: 82 mph (132 kph) at 8,000 lbs (3 629 kg) Velocidade de estol na configuração para pouso: 53 mph (85 kph)
Razão de subida: 870 fpm (265 mpm) at 9,400 lbs (4 264 kg) Distância de decolagem: 1140 ft (347 m) at 9,400 lbs (3 901 kg)
Qual o consumo de combustível das aeronaves?

AT-402B (-15AG) 170 – 190 lts/hora
AT-502B (-34AG) 190 – 220 lts/hora
AT-602 (-60AG) 265 - 285 lts/hora
AT-802 (-65AG) 280 – 320 lts/hora
Qual o TBO recomendado das turbinas?

PT6A-15AG (AT-402B): 3.000 horas
PT6A-34AG (AT-502B/AT-504): 4.000 horas
PT6A-60/65/67AG (AT-602/AT-802):3.000 horas
Qual o consumo de óleo do motor?

Consumo normal de 1 litro a cada 25 – 30 horas de vôo. Não existe necessidade de troca de óleo nas revisões. Recomenda-se trocar o óleo a cada 1.000 horas ou anualmente caso aeronave voe pouco.
É preciso fazer lavagem de compressor frequentemente?

Não. A frequência de lavagem de compressor depende das condições de operação e da qualidade do sistema de filtragem. Recomenda-se lavagem frequente apenas para aeronaves operando sob efeito de “maresia” (no litoral);
Com qualquer descuido durante a partida vou “queimar” a turbina?

Não. O procedimento de partida é muito simples e seguro. É preciso um grande descuido e/ou vários outros fatores para “queimar” a turbina durante a partida; Acesse o vídeo da partida da PT6A em http://www.youtube.com/watch?v=QydkE_ZSMU0
Se eu cortar o motor preciso esperar um determinado tempo para dar partida novamente?

Não. Apenas a próxima partida vai ser mais quente. A limitação de partidas consecutivas é do Starter, para fins de resfriamento.
Preciso ter sempre uma fonte externa para dar partida?

Não. As baterias da aeronave podem ser utilizadas para dar partida sempre. A utilização da fonte externa é recomendada para aumentar a vida útil das baterias e como redundância.
Cada vez que der partida na turbina preciso voar pelo menos 5 horas de vôo?

Não. Exemplo: Aeronaves comerciais.
Se eu der mais de uma partida por dia na turbina vou “estourar” os ciclos da turbina?

Não. Apenas alguns componentes da turbina são controlados por ciclos, sendo a vida útil dos mesmos controlada em termos de CICLOS COMPLETOS. Os componentes controlados da PT6A-15AG, por exemplo, tem vida útil de 16.000 a 25.000 ciclos. Desta forma, mesmo voando apenas uma hora por partida não será excedido o número de ciclos.